quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A Mulher de Virgem

Ela jamais esquecera que se você beber muito de um frasco marcado ‘veneno é quase certo que tenha uma perturbação, mais cedo ou mais tarde.
Às vezes ela se repreendia tão severamente que as lágrimas Ihe afloravam aos olhos.
Você imagina a moça virginiana como uma donzela delicada, virginal, pura como a neve que cai? Pode se preparar para ter algumas desilusões. Ela não é a ninfa do Rochedo Branco envolta numa túnica de gaze, ajoelhada junto ao lago. Desculpe-me se destruo a imagem que você faz.
A mulher do signo de Virgem pode deixar o marido por um homem que ela conheceu em algum oceano distante, criar o filho do amante antes de se casar e enfrentar um mundo hostil de cabeça erguida. Isto não é muito próprio de uma donzela, e tampouco virginal. Há muito o que aprender sobre este símbolo tenro e frágil da feminilidade imaculada. Em primeiro lagar, sua espinha é feita de aço inoxidável.
Não há dúvida de que, basicamente, ela é tímida. Quanto a isto não há o que discutir. As moças de Virgo não sobem em caixas de sabão para fazer discursos agressivos e inflamados nem depredam os salões dos bares com machadinhas, como Carry Nation. Não são presas por dirigirem embriagadas, e eu Ihe darei cinco dólares para cada uma que você vir se destacando num espetáculo de revista. Mas a mulher de Virgem é uma mulher. Ela tem todas as armas e ardis, inclusive a determinação de alcançar a felicidade aonde quer que o caminho a leve. Alguns espinhos na estrada não farão com que desmaie ou choramingue pedindo socorro.
Quando você souber que uma virginiana ofendeu as leis da sociedade, veja bem se leu nas entrelinhas. Na verdade ela é mentalmente pura. Mas assim é o amor. O verdadeiro amor. E Virgo não se interessa por amor de qualquer outro tipo. Ela escalará as mais altas montanhas e se lançará aos mares revoltos de galochas e jaquetão de lã, uma vez que tenha sido exaltado o espírito de Mercúrio, que pode obscurecer consideravelmente aquela imagem diáfana que você fez. Lembre-se também de que o verdadeiro senhor de Virgem, o distante Vulcano, é o deus do trovão. Uma mulher de Virgo que reconhece a imperfeição de seu casamento e encontra um amor sem falhas (ou pelo menos que ela pensa que é, o que vem a dar no mesmo), não hesitará em cortar os laços anteriores. Ao usar a faca ela será tão fria e precisa quanto um cirurgião. Por mais que odeie romper o circulo da família, a mulher de Virgo odeia ainda mais a hipocrisia.
Uma vez que ela aceitou um amor como verdadeiro e ideal, a pureza do seu próprio conceito do relacionamento está acima de todos os documentos legais do mundo. Ela é a única mulher no zodíaco capaz de ser ao mesmo tempo mortalmente prática e divinamente romântica. Aquela situação do caso amoroso num oceano distante pode parecer casual e imoral à superfície. Na verdade, é um exemplo previsível do modo de proceder de uma virginiana fiel a sua índole, quando tem de tomar uma decisão difícil. Ela sofrerá as agonias do constrangimento com a condenação da sociedade por aquele caso, porém não modificará o curso dos acontecimentos mais do que a pureza de sua motivação. É um exemplo perfeito do elemento terreno de Virgem, eminentemente prático, aliado ao elemento mental e aéreo da busca do ideal, de Mercúrio. Uma vez aceso o amor de Virgo, ele se torna tão incandescente, que faz com que as paixões dos outros signos fujam envergonhadas ante a sua intensidade e coerência de propósitos. Contudo, pode ser necessário algum tempo para acendê-lo.
Admito que o ardente aspecto físico do amor possa ser refreado de certo modo na mulher tipicamente virginiana, mas ela possui uma qualidade misteriosa, calma, de saber esperar; e uma ‘paixão espiritual’ é um substituto mais do que satisfatório para os homens que preferem a delicadeza de um amor suave.
Ela é uma perfeccionista, o que não significa que seja perfeita. Tem seus traços negativos, e eles podem ser muito irritantes. Para começar, as mulheres de Virgem acreditam obstinadamente que ninguém é capaz de fazer as coisas com tanta ordem e eficiência quanto elas. E o que exaspera realmente é o fato de – em geral – ninguém ser mesmo capaz. Há também as partidárias da rapidez e da pontualidade. Você já marcou um encontro com uma mulher de Virgem e a fez ficar esperando? Quando ela está irritada ou contrariada não vai se enfurecer e quebrar garrafas em sua cabeça, mas pode ser bem desagradável e criar problemas. Uma ou outra mulher virginiana pode se comportar quase como uma virago, porém a maioria não vai tão longe. Leve-lhe flores, admita que está errado e não discuta. De nada adiantará. Você não pode vencer uma Virgem. A terra é o seu elemento, e por isso ela admira as criações da natureza, e os ramalhetes com bilhetinhos abrandarão sua irritação. Quanto às desculpas, apresente-as breves e concisas. A virginiana não é nenhuma tola. Sua visão clara perceberá uma mentira por mais bem elaborada que seja, ou o menor traço de batom na borda de um colarinho. Ela pode ter a mente pura, porem não é nada ingênua.
Não quero dizer com isso que vá examinar sua roupa, pelo menos não antes de se casar. Depois, ela estará na casa dela e não se sentirá culpada por isso.
Quando se trata de admitir que está errada, esta moça tem um verdadeiro bloqueio mental – como se um bloco de madeira se colocasse na frente de seu cérebro – de modo que você seria inteligente admitindo logo o erro. Na maior parte das vezes, ela estará certa, por mais frustrante que isto seja. Então, por que brigar? Quando você conseguir que retorne ao seu humor normal, ela estará tão deliciosa que você não se importará em saber quem ganhou ou perdeu.
Caso sua vaidade masculina não se considere ferida, você pode lucrar pedindo-lhe conselhos sobre questões financeiras, ou deixando que ela administre o orçamento doméstico. Ela é concisa e prática, e descobrirá pequeninos erros que até um perito contador poderia deixar passar. (A menos que ela tenha aspectos conflitantes em sua carta natal, ou um ascendente impulsivo. )
Apure suas maneiras e gramática, se tem um encontro marcado com uma mulher de Virgem. Ela não acolherá de bom grado uma linguagem inconveniente, pragas, e não tolerará que você beba a água da lavanda após a refeição. Não mastigue aipo junto aos seus ouvidos, e é melhor também desistir de comer milho assado ou cozido em espiga. A qualquer hora isto seria um desafio. Na frente dela procure comer com elegância. Diga ao garçom para debulhar os grãos e colocá-los num prato para você. Você também jamais passará no exame se estiver com a roupa desalinhada. Se estiver de namoro com uma moça de Virgem, resigne-se a fazer a barba e a tomar um banho de chuveiro duas vezes por dia. Ponha bastante loção para após a barba, limpe todos os fiapos, penteie bem o cabelo, use uma camisa limpa, cuide de suas maneiras e engraxe os sapatos antes de ir fazer a corte a esta moça. E aqui vai um lembrete muito valioso: da próxima vez que você se atrasar faça de conta que não sabe que horas são. Encaminhe-se para a porta da casa dela muito zangado. Quando ela Ihe perguntar o que há de errado, diga-lhe que aquela ridícula, idiota, miserável biblioteca (não ouse ultrapassar estes adjetivos vulgares) continua a fechar cinco minutos antes do que devia, segundo o horário estabelecido. Não faria mal se fosse uma vez ou outra, mas eles Ihe fecham a porta todas as noites, quando você tem de se desfazer daquele maço pesado de revistas cientificas. E ela esquecerá o atraso.
Não a leve às corridas e permita que ela o veja apostar o salário de uma semana em Golden Chance, na ponta, no quinto páreo. Guarde as histórias picantes para os rapazes na hora do almoço, e diga-lhe constantemente que você está muito contente por ela não ser frívola. E você está, não está? Ela também não é do tipo pegajoso. A virginiana não vai aos extremos. Pode cuidar de si mesma, muito obrigada. Mas nem por isso tem de agir como um homem.
Não a atormente com seus encantos físicos nem a aperte demasiado no metrô, e não se apresse em colher o beijo de despedida, ao dar-lhe boa noite, no primeiro e talvez nem no décimo encontro – aguarde coisas melhores. De um modo geral, refreie todo o espetáculo. Vá devagar, com graça e bom gosto, ou você acabará no poço da orquestra juntamente com todos os outros tocadores de banjo. E já que estamos falando de teatro, é provável que ela o adore. Os desfiles também. A pompa e o cerimonial, as emoções dramáticas proporcionam-lhe uma saída para suas emoções rigidamente controladas. Além disso ela é uma grande crítica. Sua inteligência altamente desenvolvida e seu gosto artístico se combinam para Ihe dar uma aguda percepção. Se você pudesse fazer os produtores da Broadway compreenderem isso, seria cumulado de entradas grátis para as estréias fora da cidade. Quase sempre a mulher de Virgem se adiantará aos críticos na apreciação das peças. Adora as peças de teatro, os concertos e os livros, mas é uma critica severa do seu conteúdo. Criticará igualmente o seu cabelo, a gravata, o que diz e o que faz. Criticar é lhe tão natural quanto o respirar para você. A Virgem é uma eterna perfeccionista, e sem ela todos nós viveríamos numa total confusão e desarrumação. No entanto, não a critique. Definitivamente aqui não se aplica a regra de ouro. É melhor não fazer a ela o que ela Ihe faz. Sua mente cristalina faz com que, interiormente, ela se conscientize de suas próprias imperfeições tanto quanto as que observa em você, e com freqüência se julga com toda a severidade, razão pela qual acha que não precisa que você a ajude. Dela pode-se dizer realmente que é ‘a pior de suas próprias criticas’.
Uma boa coisa em se estar envolvido amorosamente com esta mulher é que ela se encarregará de todas as suas preocupações, e possivelmente terá prazer nisso. Sem anular sua masculinidade, ela impedirá que você faça papel de bobo, arte que as mulheres nascidas sob outros signos podem muito bem imitar.
Quanto ao que toca à fidelidade, raramente você saberá de uma mulher de Virgem que, por suas próprias e insondáveis razões, tenha decidido por vingança abandonar a virtude; mas em geral, no fundo desta atitude, existe um desejo de provar algo a si mesma, e o fato não durará muito tempo. As mulheres de Virgem que ocasionalmente caem no caminho dos prazeres e da promiscuidade são inteligentes o bastante para encobrir o deslize, e não há dúvida de que este modo de proceder é uma exceção. Comumente, se ela o ama de verdade, você pode, com toda a segurança, deixá-la ficar com o homem mais sexy que conhece no mundo, durante um mês numa ilha deserta. Durante dois meses? Bem, você sabe, as virginianas são humanas. Não são computadores ambulantes e falantes. Têm corações mais ardentes do que se suspeita e emoções capazes de retumbar com sentimento, mesmo que não estejam a fazer alarde disto. A natureza emocional da Virgem é controlada, porém não inexistente. Lembre-se disso. Isto Ihe dará coragem.
Embora a Virgem seja aborrecidamente meticulosa quanto aos detalhes, pode ser também a mais bondosa, generosa e afetuosa criaturinha do mundo. Em vez de um vicio, considere seu perfeccionismo uma virtude. Com toda a impulsividade que corre pelo mundo, que faríamos nós sem o olho e o cérebro vigilante de Virgem? Mesmo quando ela o está irritando com sua mania de criticar, tem uma louvável qualidade que é irresistível. Mas com certeza você já descobriu isso, ou não estaria se barbeando duas vezes por dia e indo à biblioteca todas as noites. Seus modos tímidos e seus olhos límpidos e ternos fizeram o trabalho muito bem. Provavelmente você já descobriu quão divertida ela é quando não a apoquentam, e que inteligência existe dentro daquela linda cabecinha. É estranho e encantador o fato de, quando as mulheres de Virgem riem, ter-se a impressão de se estar ouvindo o tilintar de pequenos sinos.
Ela não alimenta ilusões, portanto não tente vender-lhe idéias falsas. Para ela, a verdade é a beleza – e a beleza é a verdade. Habitue-se a vê-la esvaziar os cinzeiros a cada três segundos, seja bom para seus gatinhos tresmalhados e ela cumprirá a rotina de Ihe preparar o cachimbo e os chinelos com uma graça feminina. Ela se dedicará cuidadosamente, apenas àqueles em que confia, e as pequeninas coisas Ihe significam muito. Apesar de sua modéstia e natural timidez, é bastante firme e forte para que os outros nela encontram conforto quando as nuvens escurecem no horizonte. A coragem calma e o profundo senso de responsabilidade das mulheres de Virgem atuam às vezes como um cimento mágico para manter unidas grandes famílias. Provavelmente ela será uma boa cozinheira, e jamais o envenenará com a sua sopa. Sua casa será limpa e arrumada e a grande fruteira em cima da mesa do café conterá maçãs em vez de bombons de chocolate (que fazem mal aos dentes e à saúde em geral.)
É muito provável que você jamais veja seus filhos vagando pela vizinhança com o nariz escorrendo, a cara lambuzada de geleia ou com os tênis rotos. Tampouco, nenhum dedinho remexerá em seu pote de fumo ou rabiscará seus papéis particulares. Ela manterá uma disciplina firme. As mulheres de Virgem raramente têm mais de um ou dois filhos, e parece que a maternidade não Ihes é necessária para satisfazer sua feminilidade. Uma vez, porém, que um bebê tenha entrado na vida dela, jamais negligenciará sua educação física ou moral. Talvez ela não supra as necessidades emocionais dele, mas se tiver a certeza de seu a mor e souber que é apreciada, relaxará e dará ao seu rebento bastante afeição. Não raro os pequeninos acham as mães de Virgem deliciosamente divertidas e delicadas. Elas serão firmes e procurarão instilar bons hábitos, mas possuem um modo terno de tratar que faz com que a criança saiba que é amada com certeza.
Lembra-se do poema que diz que você não deve comprar pão com seus últimos seis vinténs, mas sim ‘jacintos para a alma’? Dê a esta mulher ambas as coisas. Muitas vezes você a encontrará ocupada em costurar ou remendar, e se você tem realmente uma esposa tipicamente do signo de Virgem, sua casa pode recender à fragrância de flores frescas e de pão quentinho, feito em casa, que está sendo cozido no forno. Será um prazer chegar em casa. Ela espanará todos os seus velhos sonhos e os fará brilhar de novo, e você terá uma mulher que jamais pegará na sua gilete ou na sua escova de dentes para passar rímel nas pestanas. Quando você estiver doente, ela o tratará como se fosse um anjo, e não o desconcertará, flertando com seu melhor amigo. Vestir-se-á com elegância, e poderá conversar com você sobre assuntos outros que não fraldas ou os mexericos do salão de beleza. Você terá toda a devoção e lealdade que merece. Ela não fará cenas de ciúmes nem jogará fora seu dinheiro. Guardará seus segredos no coração, ajuda-lo-á a organizar seu trabalho e provavelmente não terá rugas quando estiver na meia-idade. Com efeito, tudo isto não vale que você apure as maneiras e mantenha as unhas limpas? Os olhos dela são lagos límpidos de puro amor, e quando ela sorri irradia sua luz por toda a parte. É melhor ficar com ela. Talvez você jamais tenha tanta sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário